terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

~ A importância do(a) psicólogo(a) no ambiente escolar

Tratando de infância, pautado na ideia de prevenção da saúde psicológica, um local com boa abrangência são as escolas, tanto as escolas de Ed. Infantil como toda a abrangência da infância e adolescência.
Cada fase da vida, desde a infância é repleta de conquistas e perdas, e o psicólogo pode auxiliar todos os envolvidos nesse campo, estendendo a atenção para a família das crianças e adolescentes que pertencem às escolas.
Auxiliando para além do processo da alfabetização, tendo os professores e equipe diretiva com contato direto com a criança ou adolescente, a escola ocupa um lugar importante na construção do sujeito. Junto com a família, a escola ajuda na formação social de todo ser humano.
Visto que o tempo em que a criança e o adolescente passam na escola, ali se faz um espaço para que seja externalizada qualquer dificuldade que a criança possa ter e que em outros ambientes não se evidencie na mesma proporção.
Dessa forma, pode se criar na própria escola um ambiente seguro para que as crianças ou adolescentes também sintam-se amparados. Até mesmo por problemas que possam vivenciar em casa e não se sintam à vontade para discutir em família, ou consigo mesmo.
Além disso, numa escola o psicólogo pode favorecer a aproximação da família nesse espaço, potencializando ainda mais a força que as duas instituições têm na promoção de saúde dos seres humanos.
Por meio de atividades promotoras do desenvolvimento de autoestima e habilidades sociais, um psicólogo que trabalhe com crianças e adolescentes auxilia nas suas capacidades sociais. No desenvolvimento das habilidades de comunicação, a criança fortalece-se para dizer sim quando tem que dizer sim e dizer não quando tem q dizer não. Isso também contribui para que perpasse a passividade em qualquer relacionamento que possa ter, com amigos, familiares.
Todas as experiências sociais que a criança está exposta, seja na família, na escola, nos grupos que participa ou outros locais que faça parte, contribuem para que seu repertorio comportamental seja criado. Além disso, são esses locais que reforçam os bons comportamentos, pensamentos e emoções emergentes. A partir desses fatores ambientais, a criança comporta-se frente a eles, utilizando os recursos que aprendeu.
Quanto mais trabalhado de maneira adequada comportamentos e validando as capacidades de cada um, o ser humano utiliza-se dessas capacidades para suas experiências futuras.
Isso serve também para crianças da educação infantil, privilegiando atividades e orientações para os pais, contribuindo para boa vinculação da família com o filho, bem como validando as práticas parentais saudáveis ou trabalhando nas práticas que necessitarem de ajustes.
Muitas situações podem ocorrer desde a primeira infância, quanto antes detectadas, o trabalho também pode iniciar antes.
Importante que o psicólogo, trabalhando em escolas, mantenha o contato e aproximação com os que fazem parte ativa desses locais, como os professores e equipe diretiva. Afinal, muitos detalhes também e externalizações (comportamentos) podem ser evidenciados em sala de aula.
- Psicologia além da clínica privada

- Ampliação das atividades, abrangendo a saúde psicológica, ou seja, a promoção da saúde no trabalho com a prevenção e psicoeducação. Permite que seja explorado o fazer voltado a saúde e não somente na doença psicológica.

Entrevista realizada em 05 de fevereiro de 2015 para a RedeSul de Rádio - AM Garibaldi 
Um agradecimento especial a Equipe da Rádio Garibaldi e para a Jornalista Lilian Donadelli que conduziu a entrevista! :)

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