Tratando de infância,
pautado na ideia de prevenção da saúde
psicológica, um local com boa abrangência são as escolas, tanto as escolas de Ed. Infantil como toda a abrangência da
infância e adolescência.
Cada fase da vida, desde
a infância é repleta de conquistas e
perdas, e o psicólogo pode auxiliar todos os envolvidos nesse campo, estendendo a atenção para a família das
crianças e adolescentes que pertencem às escolas.
Auxiliando para além do
processo da alfabetização, tendo os professores e equipe diretiva com contato
direto com a criança ou adolescente, a escola ocupa um lugar importante na
construção do sujeito. Junto com a
família, a escola ajuda na formação
social de todo ser humano.
Visto que o tempo em que a criança e o adolescente
passam na escola, ali se faz um espaço
para que seja externalizada qualquer dificuldade que a criança possa ter e
que em outros ambientes não se evidencie na mesma proporção.
Dessa forma, pode se criar na própria escola um ambiente seguro
para que as crianças ou adolescentes também sintam-se amparados. Até mesmo por problemas que possam vivenciar em
casa e não se sintam à vontade para discutir em família, ou consigo mesmo.
Além disso, numa escola o
psicólogo pode favorecer a aproximação
da família nesse espaço, potencializando ainda mais a força que as duas
instituições têm na promoção de saúde dos seres humanos.
Por meio de atividades
promotoras do desenvolvimento de
autoestima e habilidades sociais, um psicólogo que trabalhe com crianças e
adolescentes auxilia nas suas capacidades sociais. No desenvolvimento das
habilidades de comunicação, a criança fortalece-se
para dizer sim quando tem que dizer sim e dizer não quando tem q dizer não.
Isso também contribui para que perpasse a passividade em qualquer
relacionamento que possa ter, com amigos, familiares.
Todas
as experiências sociais que a criança está exposta,
seja na família, na escola, nos grupos que participa ou outros locais que faça
parte, contribuem para que seu
repertorio comportamental seja criado. Além disso, são esses locais que reforçam os bons comportamentos,
pensamentos e emoções emergentes. A partir desses fatores ambientais, a criança
comporta-se frente a eles, utilizando os
recursos que aprendeu.
Quanto mais trabalhado de
maneira adequada comportamentos e validando
as capacidades de cada um, o ser humano utiliza-se dessas capacidades para
suas experiências futuras.
Isso serve também para
crianças da educação infantil,
privilegiando atividades e orientações para os pais, contribuindo para boa vinculação da família com o filho,
bem como validando as práticas parentais
saudáveis ou trabalhando nas práticas que necessitarem de ajustes.
Muitas situações podem
ocorrer desde a primeira infância, quanto antes detectadas, o trabalho também
pode iniciar antes.
Importante que o
psicólogo, trabalhando em escolas, mantenha
o contato e aproximação com os que fazem parte ativa desses locais, como os
professores e equipe diretiva.
Afinal, muitos detalhes também e externalizações (comportamentos) podem ser
evidenciados em sala de aula.
- Psicologia além da clínica privada
- Ampliação das atividades,
abrangendo a saúde psicológica, ou seja, a
promoção da saúde no trabalho com a prevenção e psicoeducação. Permite que
seja explorado o fazer voltado a saúde e não somente na doença psicológica.
Entrevista realizada em 05 de fevereiro de 2015 para a RedeSul de Rádio - AM Garibaldi
Um agradecimento especial a Equipe da Rádio Garibaldi e para a Jornalista Lilian Donadelli que conduziu a entrevista! :)
Um agradecimento especial a Equipe da Rádio Garibaldi e para a Jornalista Lilian Donadelli que conduziu a entrevista! :)
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