segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

~ Por uma vida cheia de ações: saúde mental

Utilizar-se do tempo de maneira organizada é importante para a saúde mental. Temos 24 horas todos os dias para lidar com uma série de tarefas. Podemos dividir essas atividades em espaços de tempo, sendo que isso vai vir a contribuir para o bem estar e sensação de completude.
Do básico ao complexo, o tempo tem a mesma quantidade de horas, minutos e segundos para todas as pessoas, vai de como organizamos nossas atividades para preencher o tempo que temos. 
As atividades básicas que todo ser humano lida diariamente, temos a higiene e o sono. São necessárias oito horas de sono diárias para boa recuperação do corpo e da mente. Para a higiene, também devemos nos debruçar um tempo. O corpo humano tem necessidades fisiológicas e a higiene vem a ser importante em diferentes momentos do dia, assim, lavar as mãos entre os momentos de alimentação, escovar os dentes passa a ser algo incorporado na rotina em função da preservação da saúde. O banho, que deverá ser realizado ao menos uma vez no dia tem função de saúde e relaxamento. Nos dias mais quentes, o corpo transpira mais, e o banho vem a refrescar e retirar os odores que ficam. O banho quando tomado à noite, contribui para o relaxamento muscular e conforto na hora de dormir, visto que a água morna envolta ao corpo produz sensação de bem estar. As unhas devem ser mantidas limpas e aparadas (especialmente em crianças que necessitam da ajuda de um adulto para que isso seja mantido).
O tempo ainda é voltado para o trabalho (ou tempo escolar – para crianças e adolescentes), em que são depositadas também oito horas de atenção para essas atividades.
A alimentação é fundamental para a manutenção da saúde e funcionamento do corpo. É importante alimentar-se de forma adequada e saudável, evitando excessos. As refeições podem ser feitas sozinho ou acompanhado, aproveitando, quando feita de forma acompanhada para um momento de socialização.
O desenvolvimento das relações sociais também merece nosso tempo durante o dia. Temos pessoas e relacionamentos na vida que nos são importantes e merecem atenção e dedicação. Entre atividades ou em alguns momentos livres, uma ligação, uma mensagem também podem ser formas de manter contato com nossas pessoas queridas. Ao dividir a casa com mais pessoas, estas também merecem nossa atenção, afinal, passamos parte do tempo dividindo o ar com elas.
O tempo que temos “livre” também nos permite a ter hobbies e atividades que nos são prazerosas. Fazer uma leitura, um curso, assistir algum filme ou seriado, evoluir alguma habilidade, desenvolver uma atividade física, como dança, caminhadas, esportes, são peças fundamentais e devem ser incluídas na organização do tempo.
O básico de um dia, de uma rotina, comporta todas essas ações. Para algumas pessoas ainda outras (cuidar de alguém que necessita, alimentar e manter limpo animais de estimação, manter a limpeza da casa ou de pertences pessoais). Cada pessoa tem sua rotina individual, há ainda aqueles que a jornada de trabalho ainda é mais longa, e a organização do tempo, das relações sociais é modificada em função disso.
Saúde mental também é buscar organização quanto ao que temos que dar conta num dia. Incluir no básico as complexidades que nos vão aparecendo, os problemas que temos que lidar e que ocupam nosso tempo, se apropriam e se encaixam na nossa rotina até uma solução aparecer. E, quando sozinhos não pudermos resolver tais problemas, temos nossa rede de pessoas para pedir ajuda e até buscar auxilio externo, como um profissional da psicologia.

Rafaela Fava de Quevedo
Psicóloga

Nenhum comentário: